A teoria das Janelas Quebradas: uma lição sobre como REVER o caos que a sua vida se tornou.
- Psicóloga Beatriz Job
- 23 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Caos! É quando a desordem se instala; é quando a esperança de resolver os problemas se torna distante; é quando a mente se perde em meio a tantos pensamentos e emoções na busca por uma solução. Quando foi que esse caos se instalou? Será consequência de uma série de más escolhas ou simplesmente um fato que não se podia prever, afinal “ninguém é dono do seu próprio destino”?

É interessante observar que o que acontece do lado de fora na vida de alguém denuncia o que se passa em seu interior. Então, é provável que já existia uma desordem muito tempo antes do caos se instalar.
Para compreender como essa dinâmica acontece e como o hábito de praticar a autoanálise pode ser um recurso suficiente para rever situações antes que elas se transformem em um problema maior, vamos conhecer um pouco sobre a teoria das “Janelas Quebradas” do psicólogo social Philip Zimbardo e adaptá-la ao tema.
Resumidamente, os estudos contribuíram para melhorar a vigilância policial e no combate ao crime, porém também levantou questionamentos que serviam não somente ao mundo material e às condutas sociais de uma comunidade, mas também como o campo psicológico pode ser facilmente afetado pelas atitudes que tem e/ou deixa de ter.
O profissional simulou o abandono de dois carros idênticos em áreas com populações muito diferentes. A área considerada mais perigosa, em poucos dias, destruiu e roubou o carro. Já o outro, que estava num bairro mais chique da cidade, ficou intacto.
Porém, o que algumas pessoas julgaram como “óbvio”, de que a pobreza ou a marginalização eram a causa do delito, o psicólogo deu segmento no estudo... ele decidiu quebrar uma das janelas do carro e observar o que aconteceria.
“Em poucos dias ambos os carros tiveram o mesmo destino”
O que essa experiência tem para ensinar? Ensina de que na “maioria das vezes” basta “uma atitude” para a ordem se manter por mais tempo, ou o caos se instalar rapidamente.
Se uma janela quebrada não for trocada, isso pode passar a mensagem errada (esse carro está abandonado; não tem dono). Ou seja, se você não cuidar de alguma coisa, logo ela será tomada pelo caos. Quando você não cuida “minuciosamente” da sua vida e se dedica a consertar desde as pequenas dificuldades às grandes, sejam de ordem emocional, psicológica ou material... o ambiente vai tender a corresponder com a mesma intenção e intensidade.
Então aquela afirmação sobre “ninguém ser dono do seu próprio destino” pode ser uma boa saída quando não quer se auto responsabilizar pelas más escolhas que faz e acaba se tornando confortável acreditar que é mais provável a vida se ajeitar, do que entender que da mesma forma que você criou o caos, também pode ser a pessoa que vai resolver.
As mudanças na vida muitas vezes começam com ações que podem parecer irrelevantes, mas no fundo não são, pois se tornam uma reação em cadeia (expressão para se referir a qualquer reação cujos estímulos causam uma sequência de reações idênticas, que se repetem sem parar até que os estímulos mudem) ... podendo levar ao sucesso, ou ESGOTAMENTO!!
Portanto, quais janelas estão na hora de serem trocadas por aí?

Muito interessante sua abordagem! O slogan "Deixa a vida me levar", naturalmente, então, me levará a uma vida que não terei satisfação... Engraçado que não é essa a mensagem que transparece na afirmação de que a vida se acerta por si só, sempre.